quinta-feira, 20 de setembro de 2007

É preciso ter paciência...

Mas, paciência não é ficar parado à espera... à espera que a conjuntura evolua e desenvolva o nosso negócio!

Paciência é a sabedoria de recorrer aos profissionais que nos podem ajudar, nas áreas que menos dominamos, mas que são vitais para o sucesso!

É aqui que entra o Marketing. Não o que o comum mortal entende por Marketing, não o que muitos vendem “como Marketing”.
Aqui entra o marketing como estratégia delineada do pensamento criativo, inovador e transversal, que tanta falta faz no tecido empresarial português e, mais concretamente, ao tecido empresarial do distrito de Aveiro.

Procurar soluções...parcerias que possibilitem crescer? Definitivamente, SIM!

Mas procurar no local certo, nos profissionais competentes com experiência que não nos “vendam” contas de matemática, mas sim soluções personalizadas, adaptadas às nossas necessidades, objectivos e recursos disponíveis.

Vender gato por lebre não é Marketing!

Conhecer o mercado, antecipar a sua evolução, adequar estratégias, aplicar acções e, fundamentalmente, estar preparado para a mudança e alteração do rumo traçado, isto sim é Marketing.

O marketing ganha força na gestão como uma nova atitude – a atitude de marketing - que leva as organizações a preocuparem-se com a procura de soluções (produtos, serviços) que satisfaçam as necessidades dos clientes.

O marketing despertou nas empresas a necessidade de focar a atenção no cliente como parte interessada no seu negócio. O que significa estudar o mercado, descobrir detalhadamente a necessidade de cada cliente para lhe oferecer uma solução (produto/serviço) adequada e baseada numa permuta equilibrada, num relacionamento win win. Isto significa, em marketing, partir do diagnóstico da situação para o desenvolvimento dos planos de acção.

A evolução das sociedades e, sobretudo, a evolução da sociedade da informação colocaram às empresas e às organizações em geral, novos desafios: as empresas preocupam-se com as questões ambientais, a segurança alimentar, o bem-estar social e, como parceiros sociais relevantes, desempenham um papel importante para garantir as respostas convenientes a estas preocupações.

Com mais de duas décadas de experiência em consultoria, comprovada pelos nossos clientes, a HM Consultores está apta a criar/desenvolver uma parceria com os empresários que pretendam evoluir numa óptica de marketing, ou seja, que pretendam atingir o sucesso, maximizando os seus recursos e potencializando as suas competências centrais.

Dr.ª Susana Castelo Branco
Coordenadora da Área de Marketing e Vendas da HM Consultores

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