quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Private Equity: uma nova solução de financiamento

Os fundos de Private Equity surgiram nos EUA durante a II metade do séc. XX como forma de captação de recursos para a criação, expansão ou aquisição de empresas, numa época em que os detentores de capital estavam fortemente dependentes dos recursos familiares.
Trata-se de uma nova modalidade de financiamento para as PMEs com importância crescente para o mercado de capitais, uma vez que proporciona elevados benefícios para os investidores financeiros, para o desenvolvimento das empresas e para a economia no seu todo.
Esta modalidade consiste na criação de um Fundo de Investimento (FI), onde os investidores adquirem participações em PMEs, intervindo directamente na gestão, desenvolvendo soluções e estratégias que contribuem para a criação de valor na empresa.
Estes fundos procuram geralmente elevadas taxas de retorno, pelo que adquirem participações em empresas com grande potencial de crescimento, assumindo por sua vez também um risco mais elevado, em detrimento de uma menor liquidez presente por exemplo, em fundos de acções. Quando as empresas atingem determinado patamar de desenvolvimento, os FI´s revendem as suas participações a médio e longo prazo, com consequente realização de ganhos expressivos. O período de permanência deste tipo de fundo numa empresa, desde a aquisição de uma participação, maturidade do investimento e subsequente venda da participação ronda sensivelmente os três anos.
As grandes vantagens da entrada destes fundos na empresa advêm da elevada experiência dos investidores, aliada à participação directa na gestão, permitindo maximizar o valor da empresa.
A HM Consultores tem vindo a assessorar os seus clientes em dois tipos de operações: Venture Capital e Buyout. Nos Venture Capital procura-se dar apoio ao projecto nas suas fases iniciais, e, quando a empresa atinge determinado patamar de maturação, o fundo retira-se, tendo a empresa criado capacidade para enfrentar sozinha o mercado.
Nos Buyouts, operações de compra de empresas financiadas por fundos específicos, a HM intermedeia na transferência da propriedade dos detentores iniciais de capital para outros possíveis investidores.
Nos últimos 10 anos, o Private Equity movimentou cerca de 800.000 milhões de dólares, sendo que 500.000 foi a partir de 1999. A maior parte destas operações, sensivelmente 75%, tiveram lugar nos EUA, mas na Europa o seu número também tem vindo a crescer.
Em Portugal, tem-se concretizado alguns investimentos em Private Equity, sendo o Estado e a banca as fontes de financiamento mais dominantes.

Dr.ª Maria João Oliveira, Economista
Coordenadora da Área de Corporate Finance da
HM Consultores
geral@hmconsultores.pt

Sem comentários: