quarta-feira, 22 de agosto de 2007

O que é o design? O que faz um designer?

Estas são perguntas habituais no dia a dia empresarial português. As respostas? As respostas geralmente são… “O design serve para fazer uns bonecos. O designer é aquele que faz uns bonecos.”
Basicamente existe um profundo desconhecimento em Portugal sobre o que é o design e, apesar de algumas empresas já recorrerem a serviços de design, muitas não o fazem, pois a ignorância subsiste, leva-as a não relevarem as vantagens e benefícios duma intervenção estruturada e profissional do design enquanto função empresarial.
Acima de tudo, o design procura dar resposta a problemas, elevar o padrão da qualidade e notoriedade dos produtos das empresas, promover ao seu posicionamento, identidade e valores. Tanto a nível gráfico, como a nível industrial, os produtos portugueses sofrem dum deficit de incorporação e valorização pelo design, traduzindo-se, em alguns casos, numa perda de competitividade, principalmente no confronto directo com concorrentes estrangeiros. De que adianta ter um produto fantástico se a nossa identidade corporativa e a apresentação do mesmo é nula, não transmitindo os valores e posicionamento da marca? E o contrário? Se tivermos uma boa identidade corporativa, mas os produtos forem “sofríveis”, do que serve a boa imagem?
É nesta vertente que a HM Consultores aposta, isto é, levar a qualidade do design a todos os pontos da empresa. O processo de design é complexo e envolve um estudo prévio de todas as condicionantes para se obter um resultado de qualidade e acima de tudo válido. Uma empresa não pode ignorar a imagem que transparece para o exterior, até porque essa imagem vai reflectir-se, como tudo, na forma como é percepcionada e interpretada na mente das pessoas, dos clientes, dos consumidores e daqueles a quem quer chegar. O designer não deixa nenhum elemento de fora, ao contrário de algumas das soluções encontradas para o substituir. Em Portugal vive-se um pouco da ideia do “porque é que vou pagar isto tudo se tenho um sobrinho, ou um primo ou alguém conhecido, que tem “jeito para a coisa” e me faz isto por meia dúzias de tostões”.
Imagine-se outra situação: Precisa de se fazer um edifício. Quem se vai contactar? O sobrinho que tem um jeito para o desenho e até desenha umas coisas “giras” ou um arquitecto? No caso do design é igual, temos que recorrer a quem tem formação para fazer as coisas correctamente. Design não é fazer umas coisas giras… é fazê-las bem, de forma pensada, estruturada e funcional. Não se vai utilizar uma cor ou um material porque fica bem, mas sim porque segundo o estudo que se fez estas são as escolhas acertadas.
Vamos começar a revolucionar o design em Portugal, subindo a nossa qualidade de vida e a qualidade dos nossos produtos. A HM Consultores pode ajudar em todo este processo e adaptar as empresas a novas realidades e processos para enfrentar novos desafios utilizando para isso o design.
E sim, também fazemos bonecos.

David Martins, Designer
Coordenador da Área de Design & Comunicação da
HM Consultores

Sem comentários: