segunda-feira, 14 de julho de 2008

As vantagens do outsourcing num processo de Recrutamento e Selecção

Entende-se por outsourcing a delegação de uma tarefa fora do core business da empresa a uma entidade externa. Por outras palavras, a empresa deverá estar concentrada a 100% na sua actividade principal, contratando outra empresa para a realização de tarefas que não estejam directamente relacionadas com o seu processo de criação de valor. Na grande maioria dos casos, facilmente se comprova como o outsourcing acaba por se duplamente vantajoso: na eficácia da acção (supostamente realizada por um especialista); e no seu custo final.

Concentrando-nos num processo de Recrutamento e Selecção, a realidade mostra-nos que as empresas continuam a optar pela internalização desta tarefa, ignorando as vantagens que o outsourcing lhes poderá trazer. Porquê? Acredito que a grande razão esteja no suposto custo do processo e por essa razão optem por utilizar os recursos “caseiros”. Pensemos agora na sequência deste processo. Em primeiro lugar esta tarefa fica, na ausência de um departamento de Recursos Humanos, sob a responsabilidade de um quadro superior da empresa, para não dizer mesmo na chefia. Gastam-se recursos na colocação de anúncios nos jornais ou sites da especialidade, para além do número de horas a filtrar os curricula vitae. Posteriormente seguem-se as inúmeras entrevistas, onde mais não fica que uma primeira impressão sobre o concorrente. Por fim, e com base em escassos indicadores faz-se a decisão final. Será este processo mais barato e eficaz que o outsourcing? Muito dificilmente o será. Contabilize-se em primeiro lugar o número de horas gastas. Depois calcule a perca de valor que essas horas trouxeram para a empresa. Por fim, analise-se a eficácia da acção, onde se procura saber se tomou a melhor decisão para a empresa.

Comparemos então a diferença no processo aquando da contratação de uma empresa especializada no campo do Recrutamento e Selecção. Ao invés das múltiplas entrevistas, terá uma reunião inicial onde se pretende perceber o objectivo e perfil da contratação. Todo o processo é muito mais célere, uma vez que a empresa já tem uma rede de contactos onde pode seleccionar os candidatos com o perfil mais indicado para o cargo. Dentro do prazo estipulado ser-lhe-ão apresentadas as melhores opções, com base nas entrevistas e provas de selecção aplicadas aos candidatos.

Parece consensual que os recursos humanos são o factor-chave na inovação e competitividade da empresa. Feitas as contas quanto não custa o recrutamento de alguém inadaptado a uma função, que não cria valor e que mais cedo ou mais tarde acaba por sair da empresa? Se compreendeu os argumentos aqui apresentados, custará apenas a contratação de uma empresa especializada no processo.

Francisco Dias, Coordenador da Área de Formação Profissional da HM Consultores

Sem comentários: