segunda-feira, 14 de julho de 2008

A importância de avaliar a sua empresa ou negócio?

Avaliar uma empresa é um acto de importância crescente na vida económica dos nossos dias! A economia está submetida a leis do mercado, onde cada vez mais tudo se compra e tudo se vende a um ritmo de tal modo acelerado, que as empresas não fogem à regra.
Cada vez mais se ouve falar em Fusões e Aquisições, totais ou parciais, ou simplesmente na compra e venda de empresas, sendo fundamental conhecer o seu Valor para uma melhor negociação entre as partes envolvidas.
O contexto a que estas transacções se processam é global, envolvendo cada vez mais vendedores e compradores de diferentes nacionalidades, havendo assim a necessidade das próprias práticas e metodologias de avaliação serem cada vez mais homogéneas e universais.
O que é isto de avaliação de empresas ou negócios?
De uma forma genérica, podemos dizer que o valor de uma empresa ou negócio corresponde ao empenho dos accionistas, administradores no desenvolvimento das estratégias empresarias, em todas as suas vertentes quer financeira, administrativa, produtiva, social, bem como nas relações com os fornecedores, clientes e parceiros. Podemos assim dizer que é a arte de mensurar o valor de uma empresa, ou seja a forma de qualificar e quantificar os activos tangíveis e intangíveis (também denominado por Goodwill) de uma empresa.
Atenção que não se avalia uma empresa ou negócio apenas quando estamos num processo de Fusão e Aquisição, há também outros casos em que é imprescindível o seu cálculo, por exemplo quando há uma sucessão implicando a mudança de proprietário da mesma família, quando uma empresa está num processo de entrada na bolsa e pretende saber se essa entrada vai ser bem sucedida face as condições do mercado, quando se pretende avaliar a empresa internamente nomeadamente a qualidade da sua gestão.
Muitas das vezes o estudo de avaliação é encarado como algo que sendo feito por especialistas pode ter uma linguagem de tal modo técnica que por vezes se torna pouco perceptível. Não é verdade! Hoje em dia cada vez mais se procura que este estudo seja adaptado ao público envolvido. A HM Consultores na sua execução procura uma linguagem acessível, evitando as fórmulas excessivamente complexas; uma vez que a maior parte das transacções realizadas com as empresas têm lugar entre pessoas que não são propriamente especialistas em finanças. Numa negociação ou mesmo fora deste âmbito, é fundamental que o comprador ou interessado na avaliação compreenda integralmente cada um dos termos da avaliação.
Possuímos sistemas avançados de conhecimento e tecnologia, que conciliado com uma equipa altamente qualificada garante a elevada fiabilidade e qualidade dos resultados.


Maria João Roque, Coordenadora da Área de Fusões & Aquisições da HM Consultores

Sem comentários: