segunda-feira, 14 de julho de 2008

A importância da Comunicação

Quantas vezes sentiu que falta algo à sua empresa?

Quantas vezes sentiu que poucos conhecem o que a sua empresa faz, o que vende e porque razão os seus produtos/serviços têm valor acrescentado?

Estas dúvidas são constantes nos dias de hoje e são transversais a todos os sectores de actividade, não só em Portugal, como também no resto do mundo.

Na grande maioria das vezes falha a comunicação da empresa. A partilha de informação com o público-alvo, a capacidade de conseguir passar a mensagem correcta para a mente dos clientes.
Ao contrário do que se pensa, esta “falha” não é difícil de colmatar, nem sequer requer elevados investimentos na sua prossecução.

Pensar e agir devem ser constantes na estratégia das empresas e naturalmente também no processo de comunicar. Elaborar um plano de comunicação adequado a cada empresa, a cada necessidade detectada, a cada mercado, significa a diferença entre continuarmos desconhecidos na mente do cliente e sermos lembrados/recordados durante o processo de tomada de decisão de compra.

Um plano de comunicação não se reduz a fazer publicidade mas envolve antes a utilização e rentabilização de todos os meios disponíveis e mais adequados à sua empresa, desde o atendimento, ao Word-of-mouth e Word-of-mouse, ao fomento da relação com os clientes e sua fidelização, à sua força de vendas, entre outros.
Um plano de comunicação significa saber o que dizer, como dizer, para quem dizer, onde dizer e com que frequência dizer.
Importa criar o posicionamento pretendido na mente do cliente, comunicar de forma constante os valores da empresa, o que a identifica e a diferencia da concorrência. Elaborar um plano e segui-lo, de acordo com a estratégia da empresa, contudo adaptando-o às mudanças que se verifiquem, mantendo uma coerência entre o posicionamento e as mensagens transmitidas.
Um plano desta natureza deve ser construído tendo em atenção diversas etapas para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz: identificação do público-alvo, determinação dos objectivos, elaboração da comunicação, selecção dos canais de comunicação, estabelecimento do orçamento, decisão sobre o mix de comunicação, medição dos resultados da comunicação e gestão de todo o processo de comunicação.

Como disse Gary Jones:
“Pode dispor-se de um bom produto, com um preço competitivo, disponível nos locais certos; mas se os seus clientes não o souberem, quais são as suas hipóteses de êxito?”

Susana Castelo Branco, Coordenadora da Área de Marketing e Vendas da HM Consultores

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