segunda-feira, 14 de julho de 2008

Portugal é Único

A conceituada Jornalista, Dr.ª Fátima Campos Ferreira, durante as Jornadas ARESP 08, realizadas recentemente em Lisboa, liderou o debate dos “Prós e Contras” que afectam o Sector da Restauração e Turismo.

Das conclusões, aprovadas por unanimidade e entregues ao Governo, destaco:
“Revogar a nefasta Portaria nº 24/2005, de 11 de Janeiro que cria uma situação singular em toda a Europa, ao proibir a utilização de galheteiros de azeite, permitindo-se, assim, recuperar a ancestral prática da sua utilização.”

De facto, segundo um levantamento levado a cabo por uma organização europeia que congrega os agentes do turismo e restauração, Portugal é o único País da União Europeia em que a tradicional utilização do galheteiro está proibida nos restaurantes.

Em Portugal, o azeite usado na restauração como tempero de prato deve ser apresentado em embalagens invioláveis e não reutilizáveis. A nível Europeu, apenas se exige o uso de embalagens de dimensões reduzidas até cinco litros e munidas de sistemas de fecho invioláveis.

Ou seja, em 2005, com a publicação da “nefasta” Portaria a exigir a proibição dos galheteiros, o preço do azeite sofreu um aumento substancial, além do impacto ambiental de milhões de garrafas que se agravou, dada a sua reduzida dimensão. Apesar de proibida a reutilização de garrafas de azeite, já testemunhei o desrespeito da lei, fruto de algum “chicoespertismo português”, não descurando o esforço dos industriais do sector na melhoria dos sistemas de abertura das embalagens.

Em nome da justiça e honestidade, a ARESP pretende assim que as empresas portuguesas tenham tratamento igual às suas congéneres europeias. Com a revogação da medida, cada empresário poderia apresentar no seu estabelecimento as soluções mais adequadas à sua clientela.

Haja bom-senso… e faça-se justiça!


Ana Sofia Teixeira, Coordenadora da Área de Segurança Alimentar da HM Consultores

Sem comentários: